sexta-feira, 11 de março de 2011

Qualquer relacionamento é uma decisão. Começar é optar... (By Carpinejar)

Meninos e meninas!!! Hoje é Sexta!!! A semaninha foi curta, o findi está chegando e eu vou fazer o meu jabá aqui divulgando um blog que eu simplesmente amo! Consultório Poético, do Carpinejar! Marrom e intimista, convida os leitores às lágrimas, de vez em quando! . Todo autor é meio analista. E assim funciona o consultório do Fabro. As leitoras enviam suas lamúrias, experiências, frustrações e dores amorosas. E, o Fabro, com todo carinho dá sua opinião masculina com doses de poesia, compaixão e ternura. Gosto, particularmente, da sutileza com que ele escreve palavras fortes.
Abaixo, um pequeno trecho da carta da Leitora e depois o texto do Carpinejar.


"Há pouco mais de 1 mês me envolvo com uma cara casado (são 7 anos, sendo 4 de namoro e 3 de casamento). Eu tenho 20, ele 22, vivemos como namorados, fazemos tudo o que um casal recém formado faz. Ele não tem medo de ser visto e eu muito menos, ele se declara completamente apaixonado, enquanto eu, com meus pés no chão (mas sendo franca, falta pouco pra me apaixonar), vou vivendo um dia de cada vez.(...)"


Querida Rochele!

Quando apaixonados, não vamos fundo aos fatos. E nos contentamos com impressões. Não há interrogatório sério, desistimos de avançar no primeiro silêncio. Não desejamos o desconforto. Perguntar uma desconfiança é constrangimento. Deixamos que o outro fale para não parecermos invasivos. Existe um período de licença, um estágio probatório, onde nenhuma dúvida segue sua curiosidade. Diria até que é coma alcóolico. Uma embriaguez de dopamina, oxitocina, adrenalina e vasopressina.

Ele aproveita a impunidade afetiva, para não arcar com cobranças. Abusa de sua compreensão, você acredita em qualquer coisa que ele diz porque não quer acreditar em outra coisa. É uma cumplicidade fanática, sem discernimento e pontos de apoio. Não tem margem para capturar contrapontos e atos falhos. Vive um desinteresse completo do mundo, infelizmente já mergulhou de cabeça.

O que preciso avisar é que qualquer relacionamento é uma decisão. Ou ele já tomou ou não tomou partido, entende? Começar é optar. Não é algo que vem com tempo. Seu namoro sugere que ele está experimentando uma nova rotina para ganhar coragem. Não acredito nesta postura - é conversa para não mudar. Muitos homens usam o período inicial de total confiança para neutralizar seus deveres e cuidados.

Não é um conto de fadas: todo conto de fadas tem um início triste e um final feliz. Quando o início é muito feliz, cuidado com o final triste.

Eu pensaria na mulher dele. Na vergonha e na humilhação que ela está sofrendo, por ser enganada publicamente na universidade e nas saídas pela noite. Como pode dar razão a quem não pretende nem ser discreto? Como agiria se estivesse no lugar dela?

O mesmo homem que provoca risos e empatia é o mesmo homem totalmente indiferente a uma outra pessoa.

Se não reflete a respeito, é que se sente melhor do que a esposa e foi consumida pela armadilha de disputar espaço com ela, em vez de garantir sua própria liberdade. Nada mais machista do que duas mulheres brigando em segredo por um homem, enquanto ele assiste ao espetáculo bisonho por pura vaidade. É o que acontece, a ponto de se desculpar: azar é o dela, sorte a minha.

Azar das duas. Não vejo um namoro entre vocês, o que pediria uma honesta entrega ao futuro.
Vejo que você se tornou as férias familiares dele. A amante (pela sua índole romântica, repara que não se colocou nesta palavra) é uma espécie de descanso da responsabilidade. Por isso é vivido um dia de cada vez. Logo vai terminar e ele voltará ao trabalho.

Beijo

Fabro

^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário